Autoridades e representantes de Paranatinga colocaram pressão e governo prometeu liberar licitação da MT 130 até a 7 placas em setembro

por camara publicado 28/08/2017 11h25, última modificação 28/08/2017 11h23

Em reunião nesta quarta-feira (23.08), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, que contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre lideranças do setor produtivo, deputados, prefeitos, comerciantes e vereadores, o governador Pedro Taques anunciou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) vai dar continuidade às obras e licitações para melhoria das condições da rodovia MT-130, um sonho antigo da população de Paranatinga.

Cleiton Rodrigues, presidente da Câmara de vereadores de Paranatinga, representou o Poder Legislativo juntamente com os vereadores Cicinho, Jorge Ciotti, Labiga, Rodrigo Maciel, Joao Bosco de Arruda e Fernandinho, disse que a reunião muito proveitosa na qual ficou programado com o governador a liberação da licitação dos 45 km até a 7 placas e anel viário junto com as duas pontes.

Cleiton Rodrigues disse que todos que estiveram na reunião retornaram ao município muito entusiasmado com o resultado e agora vamos aguardar o cumprimento de tudo aquilo que foi tratado na reunião.

Já o prefeito de Paranatinga, Marquinhos, disse “A gente tem agradecido a seriedade do trabalho do Governo do Estado em nossa região. Já recuperou o trecho da MT-130 até Primavera do Leste. O Estado está beneficiando também o Vale do Araguaia com a pavimentação da MT-020.

E hoje fez o compromisso de fazer a licitação para a ligação asfáltica até Sete Placas”, afirmou o prefeito de Paranatinga, Marquinhos (Josimar Marques Barbosa).

O Governo do Estado atua na melhoria da infraestrutura da região desde o início da gestão. A Sinfra pavimenta a MT-020 até o Vale do Araguaia, e já finalizou a revitalização de todo o trecho da MT-130 entre Primavera do Leste e Paranatinga.

A estrada já foi considerada uma das piores rodovias pavimentadas de Mato Grosso, os usuários demoravam mais de seis horas para percorrer o trajeto de 143 km.

“Nós assumimos um compromisso de pavimentar e melhorar a MT-130. De Primavera a Paranatinga, já cumprimos parte do que dizemos. Está um tapete. Quem passa por lá, pode conferir isso”, declarou o governador, em entrevista aos jornalistas.

Esta é mais uma obra do programa Pró-Estradas, que já concluiu em dois anos e meio mais de 1.800 km de asfalto, considerando as obras de pavimentação e de reconstrução do antigo pavimento.

LICITAÇÃO

Em seu discurso, Taques confirmou, ainda, que em setembro será lançado novo edital de licitação para a pavimentação de 45 km entre Paranatinga e a comunidade de 7 Placas.

O anúncio foi comemorado pelas pessoas que participaram do encontro.

As obras vão impactar diretamente no escoamento da produção agrícola da região. Somente Paranatinga produz quase 300 mil hectares de soja, e tem capacidade para aumentar sua produção em áreas de pasto degradado. O secretário adjunto em exercício de Obras da Sinfra, Diogo Menezes, explicou que o projeto de pavimentação foi atualizado.

O presidente do Sindicato Rural de Paranatinga, Thomas Paschoal, destacou que a reunião foi importante para esclarecer a real situação e os desafios jurídicos que já estão solucionados pela Sinfra e pela Procuraria Geral do Estado (PGE). “Conseguimos entender melhor o que está se passando. Precisamos licitar esta obra ainda este ano, como ficou assegurado pelo governador. Tiramos as nossas dúvidas. Saímos desta reunião agradecidos e confiantes”, disse. A PGE se posicionou favorável a realização de nova licitação e cancelamento da antiga de 2008.

O Estado também trabalha em parceria com Associação de Produtores na confecção de um projeto para pavimentação no trecho entre Sete Placas e o distrito de Santiago do Norte, ligando por asfalto até a BR-242, dando acesso a região de Sorriso. Diversos deputados participaram da reunião representando a Assembleia Legislativa, entre eles Gilmar Fabris, Ondanir Bortolini (Nininho), Zé Domingos, Dr Leonardo e Vagner Ramos, além de vereadores de Paranatinga e o  prefeito Marquinhos e líderes do agronegócio.